Encontro Regional 2009: Viva com Arte!

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Diante desses questionamentos aconteceu o 17º Encontro Regional de Mocidades do ABC com cerca de 90 participantes em São Bernardo nos dias 26 e 27 de setembro. Foram dois dias de lembranças… lembrando como se vive com arte.

Com o tema “A Arte de Viver”, o encontro, em todos os aspectos, tratou de lembrar aos presentes que a vida é uma arte e deve ser vivida como tal, com leveza, alegria, mas também responsabilidade.

logo_final_2009

Todos temos problemas, angústias, dificuldades e dores. Mas o como enfrentar tudo isso depende única e exclusivamente de cada um.

Teatro, estrutura, cozinha, palco, músicas, câmara, participantes… tudo parecia uma grande orquestra afinada e harmônica. Com uma grande energia de cor lilás, o encontro aconteceu sem um problema sequer.

Tenho certeza de que todos saem de alma renovada e com a sensação de missão cumprida. Que vivamos com arte, todos nós, e possamos passar esse grande aprendizado a todos à nossa volta.

Veja abaixo alguns depoimentos de quem esteve no encontro:

Gostei muito do encontro. Fui pela primeira vez e gostei muito. Gostei da peça de teatro, gostei do festival de talento, de tudo eu gostei. Quando tiver outro desse encontro, pode me esperar que eu vou. (Yago Faria – Francisco de Assis)

Sábado de manhã lá estou eu em frente à escola EMEB Prefeito Aldino Pinotti em São Bernardo do Campo para o meu segundo encontro de mocidades como dirigente, e também o segundo após o meu retorno, há quase oito meses, a as atividades com a juventude de luz desse meu querido Brasil.

As horas passam e depois de muita arrumação, risadas, e o movimento crescente dos alunos, as atividades começam. Lá estava eu mais uma vez depois de tantos anos em um encontro regional de mocidades, rodeado de alunos, só que dessa vez não mais como participante, mas sim como dirigente. Trabalhador suando a camisa hehhe.

Dentre todas as atividades que pude assistir, a peça de teatro, representada pelos meus mais novos companheiros de trabalho e já amigos do coração, me chamou a atenção e me fez vivenciar fatos e problemáticas de minha vida familiar atual e lembranças de uma época distante.

Vou lhes confidenciar agora uma coisa dos meus tempos de aluno de mocidade. Essa eu nunca esqueci…
Uma vez minhas dirigentes perguntaram qual era o maior medo de cada um, quando chegou minha vez, respondi que o meu maior medo seria crescer e me tornar um adulto normal, sério, responsável perante a sociedade um quadro negro, somente mais um na multidão. O teatro me fez relembrar desse dia e refletir se estou seguindo o caminho correto. E agora, pensando melhor enquanto escrevo esse depoimento (e segurando essa bendita água que teima em tentar cair dos meus olhos, já que macho não chora), dou graças a Deus por ter voltado para a mocidade e com toda certeza enterrado esse futuro tenebroso.

Viva nossos eternos dias de fantasia, viva nossos eternos dias de alegria. E para terminar, parafraseando Rauzito: viva nossos eternos dias de malucos beleza.

Abraços e que Deus ilumine a todos durante a jornada de nossas vidas. (Rafael Turati – Edgard Armond)

Nosso encontro foi muito bem representado pelo seu próprio nome: A arte de Viver! Foram dois dias mágicos, de muito aprendizado, muita união, fraternidade, emoções, diversões, criatividades e risadas! Tivemos quartos como nunca antes, tivemos a estrutura trabalhando de uma forma linda e muito eficiente, afinal, pessoal, vocês repararam que não tivemos nenhum probleminha sequer? Isso foi uma mágica do plano espiritual, ou foi um trabalho de uns guerreiros que desempenharam um papel maravilhoso?!

As atividades acrescentaram muito aos alunos, que com certeza levaram ao menos alguma lição de tudo aquilo, e tivemos o grande trabalho do grupo de teatro, que conseguiu arrancar risos, lágrimas e emocionar a todos, além de estarem ótimos, né, gente? E junto ao pessoal da música, que mesmo com problemas técnicos, e faltando voz, estavam lá, firmes, inovando, tocando as músicas que mais amamos, e fazendo a parte deles para que o encontro fosse o que foi!

Tenho a dizer parabéns a todos que permitiram que isso tudo pudesse ter acontecido, e digo isso aos trabalhadores, e também a todos os outros participantes, afinal, o encontro é como um quebra-cabeça, e ele nunca estará completo se faltar alguma peça. E se você esteve presente no nosso encontro, por mais que por um dia, ou até menos, saiba que com certeza permitiu que esse quebra-cabeça estivesse do jeito que estava e formando uma das imagens mais lindas que já vi, a imagem da Arte de Viver! (Felipe Vasconcellos – Casa de Timóteo)

E você, o que achou do encontro? Use o espaço para os comentários e deixe a sua opinião aí embaixo.

Categorias: Encontros | Tags: , , , , | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “Encontro Regional 2009: Viva com Arte!

  1. André Luiz ( EDgard Armond e Geraldo ferreira [ou vice-versa])

    Esse encontro foi especial para mim, pois foi o primeiro em que fui como trabalhador, apesar de não ter tido a função que imaginava, fui encubido da mais adequada para mim naquele momento. Ter feito parte da peça foi muito especial também.
    Porém esse encontro já era especial antes mesmo de ter começado, a ponto de me inspirar junto com as reuniões do teatro e as mocidades de que participo a escrever um singelo poema que gostaria de dividir com vocês:

    Mocidade é raio de luz que passa na menor fresta
    é um sentimento que não se traduz, se expressa
    e que mesmo imaterial transforma o ambiente,
    pois faz a sala opaca e séria estar contente

    Mocidade é festa, é encontro no carnaval.
    é razão e paixão, assim paradoxal.
    é aula, aprendizado, harmonia.
    então é seriedade, timidez, TUM e é alegria.

    Mocidade é fuga das prisões de matéria.
    um momento sublime em que o que vale são as idéias.
    é estado de espírito diferente para cada um
    mas que dá a todos sentimentos em comum.

    É acreditar que venceremos o invencível
    e mudar o mundo de uma forma invisível.
    é energia impossível de se conter
    Mocidade é simplesmente Arte de Viver!

    Abraço a todos.

  2. Pedro Marcelino

    Foi o meu segundo encontro, o primeiro foi maravilhoso e eu aprendi muitas coisa.Esperava q esse fosse bem melhor e simplismente superou o q eu estava esperando a peça d teatro foi otima, as musicas conheci novas pessoas, reencontrei pessoas q tinha conhecido no encontro passado.
    Uma unica palavra pode resumir “perfeito”,pode ter certeza ano q vem vo ta la d novo.

  3. Anonimo

    Eu gostei da abobrinha, nossa…. estava incrível – deus abençoe o cara que comprou.

    Não sei o que seria do encontro sem ela.

  4. Ivan Espuri-(Edgar Armond)

    Foi meu 1º Encontro e adorei eu achei maravilhoso é uma experiencia otima só quem está lá sabe como é a sensação de estar entre amigos que nao te julgam e ao contrario sempre iram te aceitar do jeito como você é.

    Fomos muito bem recebidos as atividades foram otimas e a
    peça de teatro foi explendida foi muito boa mesmo adorei e tambem posso dizer que todos adoraram.

    Fiz amigos,conversei com varias pessoas,era uma sensação otima de energia pura e boa que estava no “âr”.

    Tenho de agradecer de todo meu coração de todos que estavam lá para receber,apoiar,entreter,divertir,aconselhar etc.. e tambem principalmente meus dirigentes Rafael e Stefano por terem me dado a coragem de ter ido,e nesse embalo que eles me deram eu nao me arrependi nenhum pouco.

    Resumindo o encontro foi explendido.

    Rumo ao encontro geral em Minas Gerais(2010).

  5. yuridc

    A vida é feita de experiências. Algumas são novas, outras nem tanto.

    Eu já fui a muitos encontros. Muitos. Encontros da minha Regional, Vale, Encontros de outras Regionais, encontros de Carnaval, Encontros de outras bandeiras do Espiritismo e até Encontros de outras religiões.

    É engraçado, mas tudo sempre é diferente, tudo sempre é novo. As pessoas são diferentes para mim ou estão diferentes naquele momento. Os momentos são únicos. Acho que aqui entra a Arte de Viver. Saber valorizar os pequenos detalhes. As falas, os olhares, os sorrisos, os sons, os cheiros, os aprendizados.

    Hoje eu sou melhor do que ontem, amanhã serei melhor do que hoje. Não importa se o que aconteceu me fez sorrir ou chorar. O que importa é que eu cresci um pouco mais. A nossa vida é isso, uma construção constante.

    Obrigado pela oportunidade. Obrigado por terem passado pela minha vida.

    Até. =]

    Yuri, Vale.

  6. Matheus de Almeida Paula ( Casa de Timóteo )

    A cada encontro, a cada instante, a cada momento, agradeço por vivenciar e estar vivenciando cada pedacinho da alegria de cada um ao meu redor.

    Cada pedacinho de cada momento vivido…
    Cada sorriso ou cada lágrima derramada..
    Cada olhar, cada abraço de gratidão…
    Cada gesto simples que ficou e ficarão marcados na memória eternamente…

    E este encontro resume bem, e muito bem, cada letra ali escrita…

    Devo apenas agradecer a todos que participaram deste encontro e o tornou um tanto quanto especial…

    Agradecer aos Alunos, à Estrutura e à Monitoria que me proporcionaram momentos que jamais irei esquecer…

    Agradecer às pessoas de outras regionais por marcarem presença e serem tão importante quanto qualquer outra ali presente….

    Agradecer também ao Grupo de Teatro que me acolheu de maneira tão intensa e calorosa..
    e…Também aos que elogiaram, aos que sorriram, aos que choraram…dizer a vocês que ali, nao existe papel principal, ator ou atriz principal ou de destaque, porque, afinal, como numa orquestra, jamais cantaremos uma canção em perfeita sintonia se estiver fantando um instrumento, ou se estiver desafinado ou fora de ritmo…

    Estamos todos no mesmo processo, todos no mesmo caminhar, e fico feliz por estar nesse grande grupo, que mostra seu valor a cada encontro, esse grande grupo chamado Família ABC….

    “AAAAAAAAAAAAAAAA..BBBBBBBBBBBBB….CCCCCCCC Laiá, laiá laiá laiá….”

    É isso aê!
    Um grande abraço e um muitíssimo obrigado à todos…

    Pelucius ~*

  7. Pingback: Encontro Regional 2010 « Regional de Mocidades do ABC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: