Regras para os encontros de mocidade

Meus jovens iluminados, se todos os locais que frequentamos têm regras, por que haveria de ser diferente nos Encontros de Mocidade? Sim, também temos regras. E é sempre bom conhecê-las.

Se você acha que já as conhece de cabo a rabo, é sempre bom reler…

É proibido o uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas. Estamos num Evento Espírita, que prega a evolução do espírito. Não seria um absurdo, por exemplo, fumar um cigarro num ambiente assim?

Só são permitidos relacionamentos FRATERNOS, ou seja, entre IRMÃOS. Isso exclui: ficar, namorar, aproveitar o Encontro para curtir o(a) noivo(a) ou esposo(a). Talvez esta seja a regra mais polêmica, mas ela existe por um motivo simples: o Encontro é a extensão da Casa Espírita. Será que é normal dentro do Centro ficar namorando? Isso não seria inadequado? Creio que sim, né? Então se dentro do Centro isto é inadequado, por que no Encontro não seria?

Celulares devem ficar desligados durante as atividades e em plenária. Utilize-o nos horários de refeição ou nas horas livres.

Aparelhos de som (walkman, mp3 players, discman, microsystem, etc) não devem ser utilizados em atividades e em plenária. Se possível limite o uso aos horários em que você estiver no seu dormitório. Se você for inteligente (eu sei que é), nem leve seu aparelho sonoro. No Encontro sempre tem alguém que cai no mesmo quarto que você e que por acaso toca um violão (isso se VOCÊ não for essa pessoa). Aproveite para cantar algumas músicas com a galera do quarto!

Respeito ao sono alheio. Você pode até não sentir sono por uma série de motivos, mas seu companheiro de quarto não é obrigado a seguir o seu relógio biológico, por isso respeite o ritmo dele.

Respeite as filas. Ninguém gosta de ficar em filas, mas ainda ninguém inventou uma forma melhor para organizar a hora das refeições ou a hora do banho, se todo mundo colaborar, não furando a fila, com certeza todos ganharemos.
Aproveite os momentos em que estiver na fila para fazer amizades, discutir sobre as idéias trocadas nas atividades. Faça amigos, pô!

Quando estiver na plenária e tiver alguém no palco fazendo alguma coisa (cantando, dando recados, apresentando uma peça teatral), por gentileza: respeite e fique em silêncio.

Jogue o lixo no lixo. Quando você sai da plenária, já reparou quanta sujeira fica nela e como é maravilhoso voltar depois de uma atividade e ver que tudo está limpinho e arrumado? Isto não é magia, é trabalho. Trabalho daquele povo corajoso que se oferece para trabalhar no Encontro. Procure manter limpos os ambientes por onde passar, um amigo da minha turma sempre conta que uma vez foi ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas, mas acaboudesistindo… não queira saber porquê, apenas saiba que alguém que foi lá antes dele não se importava com conceitos básicos de limpeza e de convivência em grupo.

Se você está numa Atividade em sala de aula, evite ficar sentando no colchonete de outras pessoas, não mexa nas malas/bolsas/mochilas que estiverem no quarto. Procure participar ao máximo da atividade, pois são delas que a gente pode tirar valiosos aprendizados para a nossa vida.

Não use roupas inadequadas para um ambiente religioso (o Encontro de Mocidades é um). Rapazes: nada de camisetas regatas, shorts curtos ou calções de futebol. Garotas: não usem saias curtas (lembrem que nas atividades a gente senta no chão), blusinhas decotadas ou qualquer coisa do gênero. É possível para qualquer um se vestir de forma confortável e que se sinta bem sem precisar utilizar roupas como as que falamos.

No mais, pessoal, use o bom-senso! Falamos todas estas regras, mas temos também direitos:

– Direito a nos divertir;
– Direito a fazer amizades;
– Direito a aprender coisas novas;
– Direito a sorrir e de chorar;
– Direito a dormir e se alimentar adequadamente;
– Direito a viver plenamente todas as coisas boas que o Encontro oferece!

É isso aí! Desejamos que todos procurem se conscientizar destas coisas e esperamos ver todos lá no Encontro Regional de 2010!

Abraços fraternos,

Equipe de Coordenação REMO ABC

Categorias: Encontros | Tags: , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Regras para os encontros de mocidade

  1. Pingback: Encontro Regional 2010 « Regional de Mocidades do ABC

  2. Gabi Nalini - Renascer

    Mais um ano estaremos ai.. Muitas vibrações positivas para o Encontro! Grande beijo, Gabi Nalini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: